Roda de conversa sobre os perigos do fracking mobiliza participantes de evento multicultural em Curitiba
No último sábado, 18, aconteceu em Curitiba uma roda de conversa para falar do fracking e os perigos para as águas, o solo, o ar e para todos os ecossistemas as estratégias para evitar que o faturamento hidráulico chegar no Brasil.
Articulada pela Coesus – Coalizão Não Fracking Brasil, 350.org Brasil, Projeto Rios Marginais, EPA! e o Salvemos o Bosque da Casa Gomm, o evento ‘Sábado Multicultural” foi mais uma ação da Campanha Não Fracking Brasil, que tem por objetivo informar às pessoas sobre esta ameaça que paira sobre o país.
Conduzida pela representante da Coesus, Bernadete Brandão, e com a mediação de Newton Goto, a conversa sob a perspectiva do fracking contou com a participação de 35 pessoas, entre pais e mãe, professores universitários, empresários e artistas.
“Após uma reflexão sobre os bens comuns, o valor da água, do solo e do ar, introduzimos a realidade do fracking, o que representa, os interesses de grandes corporações e os malefícios do fraturamento hidráulico”, disse Bernadete.
Segundo ela, “todos, sem exceção, se sentiram chamados a acompanhar a campanha contra o fracking e agir, na forma de novos encontros, provocando o assunto junto a sua rede de amigos e profissional”. Como resultado dessa conversa, já há a expectativa de um novo evento num espaço semelhante, que é a Praça de Bolso, ligada ao grupo de mobilidade urbana de Curitiba.
Na opinião do mediador, o artista plástico Newton Goto, “o tema deve circular por diferentes públicos a fim de ampliar a consciência e a capacidade de ação, de cidadania”.
Multicultural
A ocupação do parque faz parte de uma atividade de ‘Inovação Social’, onde as pessoas da cidade aderem espontaneamente com atividades culturais e sociais a fim de enriquecerem o espaço e a si mesmos, com autonomia e iniciativa independentes.
Entre as atividades realizadas, merece destaque a inauguração de um ‘banco de praça de mosaico’, construído coletivamente com resíduos de ladrilhos e liderados por Leda Emi Sew, do grupo Mumo. Também houve a manutenção da Horta Labirinto, com a focalização de Diogo Coneglian e Marcos Mandala, horta com os conceitos de agrofloresta visando a formação de um Banco de Sementes na Terra (formado por variedades crioulas e raras).
Ainda teve o lançamento do livro Copas – 12 cidades em tensão e a distribuição de livros de arte e ativismo contemporâneo, articulado por Invisíveis Produções, EPA! e o grupo Salvemos o Bosque da Casa Gomm.
Categorias
- 07 de Abril
- 13º Leilão da ANP
- 19 de Abril
- 22 de Março
- 24 de Março
- Ação Civil Pública
- Argentina
- Artigos
- Brasil
- Brasil
- COESUS em ação
- Conama urgente
- COP 23
- COP-24
- COP-25
- Cop21
- Coronavirus
- Creative
- Datas importantes
- Dia do Índio
- Dia Mundial da Água
- Dia Mundial da Saúde
- Ecology
- English
- Español
- EUA
- Evangélicos
- Eventos
- Exxon Valdéz
- Fashion
- Fracking
- GDM
- GDM
- Indígenas
- Insights
- International Observatory
- Japanese
- Leiloes ANP
- liberte-se
- Litoral PR
- México
- Mundo
- Nihongo
- Notícias
- Notícias ES
- Outros idiomas
- Parcerias
- pesquisas e publicações
- Política
- Politics
- Projetos de lei
- Quote
- Radio
- Rádio Mudanças Climáticas
- Saúde
- tv sobre o fracking
- Video
- Vídeos
- World
- Xisto
- 日本語