Rede Evangélica Paranaense de Ação Social (Repas) se integra à Coalizão Não Fracking Brasil
Com a aprovação dos membros do conselho da Rede Evangélica Paranaense de Ação Social (Repas), está formalizada a adesão à COESUS – Coalizão Não Fracking Brasil e pela Sustentabilidade. A Repas se integra à campanha contra o fraturamento hidráulico, tecnologia altamente poluente utilizada pela indústria dos combustíveis fósseis para extrair petróleo e gás do xisto (shale gas) que está no subsolo, e amplia a disseminação da informação e mobilização junto ao segmento cristão.

“Com esta parceira nossa campanha ganha novo fôlego, pois precisamos levar ao maior número possível de paranaenses informações sobre as ameaças e riscos dos fraturamento hidráulico para a água, produção de alimentos e para a vida das pessoas e animais”, explicou o fundador da COESUS e Coordenador de Campanhas Climáticas da 350.org – Eng. Dr. Juliano Bueno de Araujo.
Durante a reunião que selou a parceria, Juliano detalhou aos conselheiros e conselheiras a campanha contra o FRACKING, “uma tecnologia que seduz, corrompe e mata. Muito mais que impedir a exploração do gás de xisto pelo governo brasileiro, nossa missão é defender a criação e todas as criaturas de Deus”.
FRACKING utiliza milhões de litros de água, toneladas de areia e um coquetel com mais de 600 produtos químicos, muitos tóxicos, cancerígenos e até radioativos. Uma tubulação é inserida em profundidades de até 3 mil metros e a altíssima pressão a água é injetada para fraturar a rocha e liberar o gás metano. Ocorre que parte deste fluído tóxico permanece no subsolo e contamina os aquíferos. Outra parte retorna à superfície e contamina o solo, polui o ar e provoca câncer e outras doenças crônicas nas pessoas e animais.
Ameaça ao Paraná
Sem consultar a sociedade e entidades e promover uma ampla discussão, em 2013 e 2015 a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustível (ANP) ofertou em leilões blocos para exploração em 378 cidades em 15 estados. Proporcionalmente, o Paraná é o mais atingido, com 122 cidades a serem impactadas nos blocos arrematados pela Petrobras e Copel. A expectativa é de que mais 172 cidades podem ser incluídas num novo leilão a ser realizado ainda este ano pela ANP para exploração de gás e areia de xisto (tar sand oil).
Graças à campanha Não Fracking Brasil, representantes do Ministério Público Federal obtiveram liminares que suspendem os efeitos dos leilões em sete estados: Paraná, São Paulo, Bahia, Piauí, Acre e mais recentemente Sergipe e Alagoas.
“Vamos ajudar na elaboração de material específico para que o povo de Deus conheça o FRACKING e seus malefícios e impedir a contaminação da nossa água, dos alimentos e de todas as formas de vida”, afirma o Pastor Werner Fuchs, um dos coordenadores da Repas.
Já o Pastor Patrick Reason, também um dos coordenadores da rede, enfatiza a importância do engajamento na campanha “como parte do exercício da cidadania na definição das políticas públicas que cuidem e sejam benéficas para com a criação de Deus”.
Filiada à Rede Evangélica Nacional de Ação Social (Renas), a Repas reúne organizações evangélicas que atuam na área socioambiental, proporcionando capacitação articulação e troca de experiências para a transformação da sociedade e manifestação do Reino de Deus.
Foto: COESUS
Categorias
- 07 de Abril
- 13º Leilão da ANP
- 19 de Abril
- 22 de Março
- 24 de Março
- Ação Civil Pública
- Argentina
- Artigos
- Brasil
- Brasil
- COESUS em ação
- Conama urgente
- COP 23
- COP-24
- COP-25
- Cop21
- Coronavirus
- Creative
- Datas importantes
- Dia do Índio
- Dia Mundial da Água
- Dia Mundial da Saúde
- Ecology
- English
- Español
- EUA
- Evangélicos
- Eventos
- Exxon Valdéz
- Fashion
- Fracking
- GDM
- GDM
- Indígenas
- Insights
- International Observatory
- Japanese
- Leiloes ANP
- liberte-se
- Litoral PR
- México
- Mundo
- Nihongo
- Notícias
- Notícias ES
- Outros idiomas
- Parcerias
- pesquisas e publicações
- Política
- Politics
- Projetos de lei
- Quote
- Radio
- Rádio Mudanças Climáticas
- Saúde
- tv sobre o fracking
- Video
- Vídeos
- World
- Xisto
- 日本語