
A Encíclica ‘Laudato Si’ (Louvado sejas) publicada pelo Papa Francisco está inspirando bispos, padres e fiéis na luta contra o fraturamento hidráulico, método não convencional altamente poluente para a exploração do gás de xisto também conhecido como FRACKING.
Batizada de ‘Encíclica Verde’, a carta alerta para o cuidado com a ‘casa comum’ e a obrigação moral que todos temos de cuidar o planeta e garantir a sobrevivência de todos os seres vivos. No documento, o Papa critica o consumismo e desenvolvimento irresponsável e faz um apelo à mudança e à unificação global das ações para combater a degradação ambiental e as alterações climáticas.
Nascido na Argentina, o Papa Francisco conhece bem a realidade devastadora do Fracking e apoia a luta internacional contra a exploração do petróleo e gás de xisto. No país vizinho, a luta contra o fraturamento hidráulico é encampada pelo Senador Fernando ‘Pino’ Solanas e o ambientalista Juan Pablo Olsson, do Proyecto Sur e membros da COESUS Argentina.
Apoio incondicional
“A campanha Não Fracking Brasil está recebendo o apoio de diversas dioceses, abrindo espaço para cursos de capacitação para padres, gestores municipais e membros da comunidade. Estamos levando a mensagem do Papa Francisco da preservação da vida, das fontes de água e da obra divina”, explica Reginaldo Urbano Argentino, presidente da Cáritas Paraná e campaigner da 350.org. Junto com diversas entidades, a Cáritas é membro da COESUS – Coalizão Não Fracking Brasil pelo Clima, Água e Vida.
Nesta semana, Reginaldo esteve em Paranavaí, cidade do Noroeste do Paraná, para orientar padres e integrantes do Conselho Municipal de Meio Ambiente. A reunião contou com a presença do Bispo da Diocese, Dom Geremias Steinmet, que deu apoio à campanha Não Fracking Brasil e prometeu empenho na divulgação nas igrejas e paróquias de informações sobre os riscos e perigos do fraturamento hidráulico.
“O objetivo é multiplicar essas ações e promover um amplo debate com as comunidades para que pressionam os legislativos municipais a aprovarem leis que proíbam o Fracking”, completa Reginaldo.
Parceria a nível nacional
Em Brasília, as articulações regionais caminham para atingir o âmbito nacional. Em encontro na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Leonardo Steiner, Secretário-Geral da entidade, demonstrou interesse em levar as informações sobre o Fracking para o Conselho Nacional de Bispos, e se mostrou aberto à cooperação na campanha contra a entrada da atividade no país.
“O apoio da CNBB nacional é muito importante. Ela tem um papel orientador para as dioceses regionais e um poder de disseminação de informações que para nós é fundamental. Fazer com que as informações sobre o Fracking cheguem para o maior número possível de cidadãos e que a luta contra a exploração do gás de xisto seja uma prioridade para todos os setores da sociedade nos diversos níveis é o nosso principal objetivo”, reforça Reginaldo.
Impactos ambientais irreversíveis
FRACKING é a tecnologia altamente poluente que causa danos irreversíveis e permanentes para as reservas de água, solo e ar, além de provocar doenças graves como câncer nas pessoas e animais. Para extrair o gás do xisto que está no subsolo a grandes profundidades, são injetados milhões de litros e água misturados à areia e um coquetel de 720 substâncias químicas tóxicas, cancerígenas e até radioativas. Tudo para explodir (fraturar) a rocha e liberar o metano, com um alto custo ambiental.
Onde o Fracking acontece não há água potável, não há agricultura nem pecuária, afetando severamente a biodiversidade. Chamado de ‘gás da morte’, o Fracking também já está comprovadamente associado a ocorrências de terremotos, levando pânico e causando prejuízo às famílias que vivem próximas aos poços.
Gás da Morte
Centenas de lideranças da Igreja Católica brasileira estão participando intensamente das ações de mobilização para informar a população sobre a intensão do governo federal em implantar no país essa tecnologia sem debater com a sociedade civil organizada.
Dezenas de cidades estão debatendo e aprovando projetos de Lei para banir Fracking, para prevenir os impactos do gás da morte, como está sendo chamado o metano liberado do subsolo.
Só no Paraná, as Câmara de Vereadores de Londrina, Cambé, Arapongas e São Manoel do Paraná estão em sintonia com o que pede o Papa Francisco na sua encíclica, que é deixar os combustíveis fósseis no solo, consumir com consciência e cuidar do planeta para garantir um futuro sustentável e seguro a todas os seres vivos.
Bela Vista do Paraíso
Reunião em Bela Vista do Paraíso que contou com a presenças do Padre Joel Ribeiro Medeiros, coordenador da Ação Evangelizadora; Isabel Cristina Diniz, da Comissão Pastoral da Terra; Padre Dirceu Luiz Fumagalli, da Cáritas da Arquidiocese; Padre Claudinei Souza da Silva, da Paróquia de Bela Vista do Paraíso São João Batista; e Márcia Ponce.
Cambé
Em reunião na Câmara de Vereadores de Cambé, foi debatido o Projeto de Lei de autoria do Vereador Cecílio Araujo que proíbe operações de Fracking na cidade. O encontro contou com a participação de lideranças religiosas, de associações, sindicatos e moradores. A vereadora Estela Camata também esteve presente na discussão da proposta que está tramitando e deve ser apreciada ainda neste mês de agosto.
Por Silvia Calciolari
Fotos: COESUS/350Brasil
Categorias
- 07 de Abril
- 13º Leilão da ANP
- 19 de Abril
- 22 de Março
- 24 de Março
- Ação Civil Pública
- Argentina
- Artigos
- Brasil
- Brasil
- COESUS em ação
- Conama urgente
- COP 23
- COP-24
- COP-25
- Cop21
- Coronavirus
- Creative
- Datas importantes
- Dia do Índio
- Dia Mundial da Água
- Dia Mundial da Saúde
- Ecology
- English
- Español
- EUA
- Evangélicos
- Eventos
- Exxon Valdéz
- Fashion
- Fracking
- GDM
- GDM
- Indígenas
- Insights
- International Observatory
- Japanese
- Leiloes ANP
- liberte-se
- Litoral PR
- México
- Mundo
- Nihongo
- Notícias
- Notícias ES
- Outros idiomas
- Parcerias
- pesquisas e publicações
- Política
- Politics
- Projetos de lei
- Quote
- Radio
- Rádio Mudanças Climáticas
- Saúde
- tv sobre o fracking
- Video
- Vídeos
- World
- Xisto
- 日本語