Oficina Verde de Curitiba terá filme e debate sobre fracking e mudanças climáticas

 

 

Vamos discutir a relação entre o fraturamento hidráulico, método não convencional para exploração do gás de xisto conhecido como fracking, e as mudanças climáticas

 

Integrantes da 350.org Brasil e COESUS – Coalizão Não Fracking Brasil pelo Clima, Água e Vida – realizam na próxima quinta-feira, 19, uma sessão de cinema, seguida de debate, sobre os impactos das mudanças climáticas e a relação com o fracking. A sessão começa às 14 horas e faz parte da programação da Oficina Verde que acontece em Curitiba até o próximo dia 27 de janeiro.

 

oficina-verde-2017_det

 

“Precisamos conversar sobre o aumento da temperatura do planeta provocado pela exploração e queima dos combustíveis fósseis e como podemos contribuir para evitar os impactos devastadores das mudanças climáticas”, explica Nicole Figueiredo de Oliveira, diretora da 350.org Brasil e América Latina e coordenadora nacional da COESUS. O filme exibido será ‘A guerra do fracking’, do cineasta argentino Fernando ‘Pino Solanas’, sobre os impactos ambientais, econômicos e sociais do fraturamento hidráulico na região de Vaca Muerta, na patagônia argentina.

Esta será a primeira vez que a 350.org Brasil e COESUS participam da Oficina Verde realizada pelo Programa Nós e o Meio Ambiente, ação permanente da Prefeitura de Curitiba para sensibilizar a população sobre a necessidade da contribuição de todos para diminuir os aspectos negativos do impacto ambiental.

Parceiras da Prefeitura de Curitiba e da Fundação Cultural, as organizações realizam desde 2015 a cada nova estação a Virada Climática, evento que propõe a discussão dos riscos e perigos do fracking e estratégias para conter as mudanças climáticas.

 

Atividades

A Oficina Verde prevê a realização de palestras, aulas práticas, visitas orientadas a locais onde se desenvolvem ações para preservação ambiental e, também, exibição de filmes e documentários.

Entre os temas tratados este ano estão lixo, reciclagem, mudanças climáticas, sustentabilidade, agricultura orgânica, horta urbana, construções sustentáveis, alimentação saudável. Os módulos são orientados por profissionais da área ambiental, que participam como voluntários.

Nós e o Meio Ambiente é uma iniciativa da Fundação Cultural de Curitiba, através da Coordenação de Regionais, em conjunto com o Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac).

 

Confira a programação completa

 

whatsapp-image-2017-01-12-at-17-40-04

 

 

Por Silvia Calciolari

Com informações da Prefeitura de Curitiba

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Enquire here

Give us a call or fill in the form below and we'll contact you. We endeavor to answer all inquiries within 24 hours on business days.
[contact-form-7 id="5208"]