O fim da era do PETRÓLEO é um passo importante na direção do Transporte limpo e justo

O Reino Unido resolveu avançar com o plano de uma revolução industrial verde pós-pandemia para enfrentar as mudanças climáticas.

Um dos pontos principais é proibir a venda de carros e vans movidos a diesel e gasolina a partir de 2030.

A ideia é que o governo crie um roteiro para eliminar os veículos movidos a diesel, o que criaria um aumento na demanda por veículos elétricos e aumentaria o atual ritmo lento de fabricação de carros elétricos no Reino Unido.

Atualmente, os carros elétricos representam menos de 10% das vendas de veículos no país, mas é preciso que ações concretas como esta incentivem a mudança no mercado. A iniciativa irá acelerar a transição para veículos elétricos.

O Reino Unido vai sediar a 26ª Conferência da ONU sobre o Clima (COP26) em 2021, tendo se comprometido a reduzir suas emissões de carbono para zero até 2050.

As iniciativas acontecem após críticas de que o país não estaria financiando adequadamente projetos para enfrentar os riscos climáticos. Mais uma vez, as cobranças da sociedade gerando ações e resultados.

O Reino Unido é o mais recente entre muitos países a proibir os veículos movidos a combustível como um passo para atingir zero emissões até 2050.

Porém, os países precisam ter planejamento e pensar em todo o cenário se realmente visam atingir metas reais.

Os veículos elétricos podem ter emissão zero se a fonte de energia que os abastece vier de fontes de geração livres de carbono, como a solar e a eólica.

Mas as emissões aumentam drasticamente se a fonte da energia for baseada em combustível fóssil, como o carvão, podendo provocar emissões ainda maiores do que os carros a gasolina.

Não adianta proibir de um lado e liberar do outro. Esperamos – e incentivamos – que governos e organizações criem planos e ações concretas visando o uso de energias limpas e o combate às mudanças climáticas.

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enquire here

Give us a call or fill in the form below and we'll contact you. We endeavor to answer all inquiries within 24 hours on business days.
[contact-form-7 id="5208"]