Japão abandona o sonho do gás de xisto

A grande empresa japonesa de comércio e investimentos Itochu Corporation decidiu abandar por completo os negócios ligados à produção de gás de xisto nos EUA, devido a falta de perspectiva do setor.

A decisão foi comentada em entrevista exclusiva à Sputnik pelo funcionário da corporação, Yosinori Umemoto.

“As previsões para preços de gás de xisto norte-americano não são muito boas, futuramente a sua situação será terrível. Partindo disso nós tomamos a decisão de interromper a cooperação” – explicou Umemoto.

Captura de Tela 2015-07-03 às 16.52.28


Respondendo à pergunta sobre a possibilidade de a empresa retomar os negócios com os EUA em caso de uma normalização dos preços, o porta-voz da Itochu disse: “ainda não sei se a cooperação poderá ser retomada. Esta decisão somente poderá ser feita conforme o decorrer da situação”.

Por sua vez, o destacado especialistas em recursos energéticos, ex-diretor do Fundo Monetário Internacional (FMI) pelo Japão e ex-vice-ministro das Finanças japonês, Daisuke Kotegawa, explicou a situação do gás de xisto da seguinte maneira:

“O atual preço do gás de xisto impede a obtenção de quaisquer lucros. Para ter lucro, o preço do petróleo deve estar acima dos 75 dólares por barril. Atualmente, ele está abaixo dos 60 dólares, o que significa apenas prejuízos”.


Leia mais: http://br.sputniknews.com/mundo/20150624/1388576.html#ixzz3erPQp6qb

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Enquire here

Give us a call or fill in the form below and we'll contact you. We endeavor to answer all inquiries within 24 hours on business days.
[contact-form-7 id="5208"]