GDM: De frente para o futuro, de costas para os fósseis

De 5 a 13 de maio acontece a Mobilização Global pelo Desinvestimento (Global Divestment Mobilisation – GDM) que promoverá no Brasil diversas ações para chamar atenção para os riscos e impactos das mudanças climáticas
O ano de 2016 foi o mais quente da história. Os efeitos do aquecimento da temperatura global têm sido cada vez mais sentidos e estão mais visíveis a olhos nus. No Brasil, a população vivenciou extremos: de secas severas e ondas de calor intenso a enchentes, tempestades, alagamentos e chuvas de granizo. Verões fora de época e invernos atípicos. Está cada vez mais difícil negar a existência das mudanças climáticas e sua relação intrínseca com as atividades humanas.
Os impactos das alterações no clima são diretamente proporcionais à quantidade de gases poluentes enviada à atmosfera. E é por esse motivo que se faz cada vez mais urgente a necessidade de transição de uma economia totalmente dependente de combustíveis fósseis para uma de baixo carbono. Livre, limpa, justa e acessível para todos.
Só com a força e pressão da sociedade é que a indústria fóssil, principal emissora de gases causadores do efeito estufa, conseguirá ser freada. Investir em combustíveis fósseis significa perpetuar a crise climática global. Desinvestir também é sinônimo de justiça social. E, portanto, temos o dever moral de fazê-lo. Enquanto as grandes empresas lucram com a queima de carvão, petróleo e gás, quem mais sofre os impactos das mudanças climáticas que elas desencadeiam são as pessoas mais vulneráveis em todo o mundo. Mas elas só vão parar se forem tocadas em seu ponto mais sensível: o bolso.
Encabeçada pela 350.org global, a campanha internacional pela retirada de investimentos em fósseis já ganhou adeptos nos quatro cantos do planeta. Mais de 58 mil indivíduos e 688 instituições em 76 países já aderiram ao desinvestimento. Mais de U$ 5 trilhões foram redirecionados para financiamentos de projetos com outras fontes de energia renovável.
Nesse momento em que os eventos climáticos aumentam em frequência e intensidade, clamamos urgentemente por lideranças que tomem a dianteira na luta climática. No Brasil, é principalmente da fé que esse exemplo tem surgido. Inspirada pela mensagem do papa Francisco, que em sua Encíclica Laudato Si convoca todos os fiéis a cuidar da “Casa Comum”, a Diocese do Divino Espírito Santo de Umuarama, no Paraná, que agrega 45 paróquias e cerca de 490 mil habitantes em todo o Brasil, tornou-se a primeira Diocese e a primeira instituição da América Latina a se desfazer dos combustíveis fósseis.
“Não podemos nos acomodar e continuar permitindo que interesses econômicos busquem lucros exorbitantes antes do bem-estar das pessoas, destruam a biodiversidade e os ecossistemas, e continuem ditando nosso modelo energético baseado em combustíveis fósseis, quando temos tantas outras possibilidades para energias limpas e renováveis”, defende Dom Frei João Mamede Filho, Bispo da Diocese de Umuarama.
A Diocese também será palco, nos dias 6 e 7 de maio, da Grande Vigília Climática pela Criação. A atividade faz parte da série de ações da semana de Mobilização Global pelo Desinvestimento, que acontece de 5 a 13 de maio em todo o mundo. Mais de 60 eventos já foram registrados em 5 continentes. E a cada dia, novas ações aparecem no mapa.
Encontre um evento da Mobilização Global pelo Desinvestimento perto de você ou organize você mesmo uma ação. Participe e peça à sua universidade, igreja, banco ou outra instituição para mirar no futuro, virando definitivamente as costas para os fósseis.
Por Nathália Clark
Fonte: 350.org Brasil e América Latina
Categorias
- 07 de Abril
- 13º Leilão da ANP
- 19 de Abril
- 22 de Março
- 24 de Março
- Ação Civil Pública
- Argentina
- Artigos
- Brasil
- Brasil
- COESUS em ação
- Conama urgente
- COP 23
- COP-24
- COP-25
- Cop21
- Coronavirus
- Creative
- Datas importantes
- Dia do Índio
- Dia Mundial da Água
- Dia Mundial da Saúde
- Ecology
- English
- Español
- EUA
- Evangélicos
- Eventos
- Exxon Valdéz
- Fashion
- Fracking
- GDM
- GDM
- Indígenas
- Insights
- International Observatory
- Japanese
- Leiloes ANP
- liberte-se
- Litoral PR
- México
- Mundo
- Nihongo
- Notícias
- Notícias ES
- Outros idiomas
- Parcerias
- pesquisas e publicações
- Política
- Politics
- Projetos de lei
- Quote
- Radio
- Rádio Mudanças Climáticas
- Saúde
- tv sobre o fracking
- Video
- Vídeos
- World
- Xisto
- 日本語