Fracking causa terremotos e divide a cidade de Anthony, no Kansas (EUA)

A pequena comunidade de Anthony , no Estado americano de Kansas – com uma população de 2.269 – está dividida entre o crescimento econômico favorecido pela entrada das companhias petrolíferas para a cidade e os terremotos constantes que vêm a partir dos resíduos de fracking, ou fraturamento hidráulico.

Captura de Tela 2015-07-13 às 22.17.43

Segundo o Serviço Geológico do Kansas, a cidade de Anthony sofreu 36 terremotos desde o último 1º de Março de 2015. No passado, os terremotos registrados variaram entre a 2.0 e 3.0. Mas em 5 de junho, os moradores Anthony experimentaram um terremoto de magnitude 4,0.

Os terremotos também são registrados a 16 quilômetros, na cidade Harper County. De acordo com o US Geological, houve cinco terremotos em Harper County em 2013 e 139 em 2014. Este ano, já houve cerca de 80 ocorrências.

“O aumento na atividade sísmica é causado por práticas de produção de petróleo por fracking no estado de Kansas”, afirmou Mike Taylor, professor de Geologia e especialista em sistemas de falhas ativas na Universidade do Kansas. “Mas muitas pessoas não entendem que a causa dos terremotos está relacionada com fracking”, disse Taylor.

Demissões voluntárias

No início das operações do fracking no estado, as companhias de petróleo empregaram muitas pessoas na cidade de Anthony, que agora começam discutir a relação dos terremotos com o fracking.

“Nossa comunidade está dividida. As pessoas terão que decidir entre trabalhar ou lutar contra a companhia de petróleo”, disse Grecia Rucoba, jovem estudante da Universidade e moradora de Anthony. “Foi muito difícil para a minha família decidir se eles queriam ter uma parte da economia em crescimento ou combatê-la”. Apesar de trabalhar para uma companhia de petróleo , o que significava salários mais elevados para o pai de Rucoba, ela disse que ele ainda decidiu sair do seu trabalho.

 

Para ler a matéria completa, acessar:

http://m.kansan.com/news/fracking-divides-small-town-of-anthony-kansas/article_f6c59722-2901-11e5-a0b8-2317e0115117.html?mode=jqm

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Enquire here

Give us a call or fill in the form below and we'll contact you. We endeavor to answer all inquiries within 24 hours on business days.
[contact-form-7 id="5208"]