Em ação da Cáritas, integrante da COESUS, mais uma vez Umuarama e região dão exemplo para o Brasil na luta contra o FRACKING

Centenas de homens e mulheres que integram a Cáritas Brasileira – Regional Paraná, integrante da COESUS – Coalizão Não Fracking Brasil e pela Sustentabilidade – deram nesta sexta-feira, 22, em Umuarama (Paraná) uma demonstração contundente de que não querem e não vão permitir que o FRACKING aconteça no Brasil.

Numa ação de capacitação e mobilização, representantes da COESUS e 350.org Brasil, detalharam os perigos do FRACKING e mobilizaram este movimento na luta nacional para impedir que este método não convencional para exploração de gás de xisto aconteça no Paraná e no Brasil.

Homens e Mulheres, jovens e adultos católicos participam até domingo, 24, em Umuarama do 7º Encontro Intereclesial de Comunidades de Base que reúne membros da Igreja Católica, agricultores familiares e pequenos produtores rurais. O compromisso do Bispo de Umuarama, Dom Frei João Mamede Filho, será fundamental para dar amplitude e fazer de Umuarama protagonista na luta contra o FRACKING.

dae9aad6-d6f9-45f2-9e16-6d47cd0516a2
Participantes do 7º Encontro Intereclesial de CEBs em Umuarama apoiam luta contra o FRACKING. Foto: COESUS/350.orgBrasil

“Estamos mobilizando toda a região que poderá ser duramente impactada pelo FRACKING, que impede a agricultura de  produzir alimentos saudáveis e  levar prosperidade para as famílias”, afirmou o fundador da COESUS e coordenador da Campanhas Climáticas da 350.org, Eng. Dr. Juliano Bueno de Araujo.

fedc2502-0813-46c3-961c-c585ea8dad4f
Elias Belco, prof. Francisco Gaioski, Tika Zillmer, Maria Pellarigo e seu neto Felipe. Foto: COESUS/350.orgBrasil
45cfe7a2-0f8c-440b-bb6c-25657a352530
Barraca da campanha Não Fracking Brasil na feira de agricultores familiares. Foto: COESUS/350.orgBrasil

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Participam da ação em Umuarama os coordenadores regionais Elias Belco, Osvaldo Mishima, de Curitiba, e Tika Zillmer, de Toledo, com o apoio da Cáritas Umuarama, através de Renato Reginaldo Urbano Argentino da Diocese de Umuarama, Amauri Antonio Mosmamn e Joseanair Hermes, da coordenação estadual.

Para ver mais fotos da ação em Umuarama, acessar no Facebook Não Fracking Brasil e Não Fracking Umuarama.

Umuarama contra o FRACKING

Está é a segunda vez que a cidade de Umuarama se manifesta contrária ao FRACKING. Em dezembro de 2015, na Câmara Municipal de Vereadores, centenas de moradores da região participaram de audiência pública e disseram não a esta tecnologia altamente poluente e danosa ao meio ambiente, à agricultura e à saúde das pessoas e animais.

audiencia umuarama12
Em audiência pública na Câmara de Vereadores de Umuarama, população diz NÃO ao FRACKING. Foto: COESUS/350.orgBrasil

O vereador de Umuarama, Dimerson Castilho, irá apresentar um projeto de Lei que propõe a proibição do FRACKING na cidade, impedindo que se realizem operações de fraturamento hidráulico ao não conceder alvará para atividades correlatas.

‪Para a diretora a diretora da 350.org Brasil e América Latina, “este evento de Umuarama é apenas uma amostra da mobilização que acontecerá em maio quando estaremos realizando diversas ações dentro do movimento global ‘LIBERTE-SE DOS COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS”.

Em maio, vários países vão defender o fim de investimentos em projetos dos combustíveis fósseis. O gás metano liberado pelo FRACKING é altamente danoso à camada de ozônio e intensifica as mudanças climáticas. No Brasil, as ações acontecem no Acre, Ceará, Espírito Santo e Paraná. Além de ser membro da COESUS, a Cáritas Brasileira Regional Paraná também participa do LIBERTE-SE.

No Paraná, entre 05 e 15 de maio, a campanha LIBERTE-SE estará na 44ª Expoingá promovendo diversas ações na feira, mostrando os impactos dos combustíveis fósseis para as mudanças climáticas. O futuro da vida humana depende das energias renováveis, limpas, justas e 100% renováveis.

Saiba mais sobre a campanha e como participar acessando https://liberte-se.org/

 

Fotos: COESUS/350.orgBrasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Enquire here

Give us a call or fill in the form below and we'll contact you. We endeavor to answer all inquiries within 24 hours on business days.
[contact-form-7 id="5208"]