Deputado Estadual do Paraná Rasca Rodrigues (PV) se integra à Coalizão Não Fracking Brasil

 

Em conversa com integrantes da Coalização Não Fracking Brasil, o Deputado Estadual paranaense Rasca Rodrigues (PV) reafirmou o compromisso de continuar a trabalhar para evitar que o fracking prospere no Estado do Paraná.

Na última segunda-feira, 29, o coordenador da Coesus – Coalizão Não Fracking Brasil, engenheiro Juliano Bueno de Araujo, e a diretora da 350.org/Brasil, Nicole Oliveira, estiveram com o Deputado Rasca para encaminhar as ações contra o fracking que serão encaminhadas na Assembleia Legislativa, por iniciativa do parlamentar.

“Ano passado apresentei um projeto de lei para suspender o fracking no Paraná por cinco anos, arquivado com o final da legislatura. Vou reapresentar a proposta e propor uma audiência pública para debatermos os efeitos nocivos do fracking, seja para a saúde humana, dos animais, do solo, contaminando a água e prejudicando severamente a agricultura, turismo e a economia geral”, afirmou Rasca.

DSC00606

O fracking, ou fraturamento, é uma tecnologia desenvolvida para a extração do gás do xisto, através da perfuração profunda do solo para inserir uma tubulação por onde é injetada grande quantidade de água e mais de 600 solventes químicos.

Nos locais onde o fracking foi adotado, já há dezenas de estudos que comprovam a escassez e contaminação da água, infertilidade do solo e poluição do ar, bem com severos danos à Saúde dos moradores, dos funcionários das empresas exploradoras e de toda a biodiversidade no entorno dos poços.

No Paraná, aproximadamente 200 cidades e milhões de paranaenses serão atingidos, caso a Agência Nacional de Petróleo Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) autorize e venda novos blocos para exploração de gás de xisto, através do fracking, em leilão programado para 7 de outubro, no Rio de Janeiro.

Audiência Pública

Enquanto a discussão é retomada no Paraná e em outros Estados, em Brasília o fracking e seus perigos já entraram na agenda política. Na nesta quinta-feira, 2, às 9h30, acontece uma audiência pública na Câmara Federal, que contará com a participação na mesa de debates do coordenador da Coalizão Não Fracking Brasil, Juliano Bueno de Araujo.

Proposto pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o encontro irá reunir em Brasília especialistas para debater o projeto de Lei 6904/2013 que propõe a suspensão da exploração do fracking no Brasil por 5 anos.

 

SERVIÇO:

Audiência Pública sobre a utilização do fracking para exploração de gás do xisto no Brasil

Dia – 02 de Julho de 2015 (Quinta-feira)

Horário – 9h30

Local – Câmara dos Deputados – Anexo II, Plenário 08 – Brasília – DF

OBSERVAÇÃO – A audiência pública será transmitida ao vivo pela Internet e com interação da sociedade através do Portal e-Democracia (http://edemocracia.camara.gov.br/)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Enquire here

Give us a call or fill in the form below and we'll contact you. We endeavor to answer all inquiries within 24 hours on business days.
[contact-form-7 id="5208"]