Deputado Estadual do Paraná Rasca Rodrigues (PV) se integra à Coalizão Não Fracking Brasil
Em conversa com integrantes da Coalização Não Fracking Brasil, o Deputado Estadual paranaense Rasca Rodrigues (PV) reafirmou o compromisso de continuar a trabalhar para evitar que o fracking prospere no Estado do Paraná.
Na última segunda-feira, 29, o coordenador da Coesus – Coalizão Não Fracking Brasil, engenheiro Juliano Bueno de Araujo, e a diretora da 350.org/Brasil, Nicole Oliveira, estiveram com o Deputado Rasca para encaminhar as ações contra o fracking que serão encaminhadas na Assembleia Legislativa, por iniciativa do parlamentar.
“Ano passado apresentei um projeto de lei para suspender o fracking no Paraná por cinco anos, arquivado com o final da legislatura. Vou reapresentar a proposta e propor uma audiência pública para debatermos os efeitos nocivos do fracking, seja para a saúde humana, dos animais, do solo, contaminando a água e prejudicando severamente a agricultura, turismo e a economia geral”, afirmou Rasca.
O fracking, ou fraturamento, é uma tecnologia desenvolvida para a extração do gás do xisto, através da perfuração profunda do solo para inserir uma tubulação por onde é injetada grande quantidade de água e mais de 600 solventes químicos.
Nos locais onde o fracking foi adotado, já há dezenas de estudos que comprovam a escassez e contaminação da água, infertilidade do solo e poluição do ar, bem com severos danos à Saúde dos moradores, dos funcionários das empresas exploradoras e de toda a biodiversidade no entorno dos poços.
No Paraná, aproximadamente 200 cidades e milhões de paranaenses serão atingidos, caso a Agência Nacional de Petróleo Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) autorize e venda novos blocos para exploração de gás de xisto, através do fracking, em leilão programado para 7 de outubro, no Rio de Janeiro.
Audiência Pública
Enquanto a discussão é retomada no Paraná e em outros Estados, em Brasília o fracking e seus perigos já entraram na agenda política. Na nesta quinta-feira, 2, às 9h30, acontece uma audiência pública na Câmara Federal, que contará com a participação na mesa de debates do coordenador da Coalizão Não Fracking Brasil, Juliano Bueno de Araujo.
Proposto pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o encontro irá reunir em Brasília especialistas para debater o projeto de Lei 6904/2013 que propõe a suspensão da exploração do fracking no Brasil por 5 anos.
SERVIÇO:
Audiência Pública sobre a utilização do fracking para exploração de gás do xisto no Brasil
Dia – 02 de Julho de 2015 (Quinta-feira)
Horário – 9h30
Local – Câmara dos Deputados – Anexo II, Plenário 08 – Brasília – DF
OBSERVAÇÃO – A audiência pública será transmitida ao vivo pela Internet e com interação da sociedade através do Portal e-Democracia (http://edemocracia.camara.gov.br/)
Categorias
- 07 de Abril
- 13º Leilão da ANP
- 19 de Abril
- 22 de Março
- 24 de Março
- Ação Civil Pública
- Argentina
- Artigos
- Brasil
- Brasil
- COESUS em ação
- Conama urgente
- COP 23
- COP-24
- COP-25
- Cop21
- Coronavirus
- Creative
- Datas importantes
- Dia do Índio
- Dia Mundial da Água
- Dia Mundial da Saúde
- Ecology
- English
- Español
- EUA
- Evangélicos
- Eventos
- Exxon Valdéz
- Fashion
- Fracking
- GDM
- GDM
- Indígenas
- Insights
- International Observatory
- Japanese
- Leiloes ANP
- liberte-se
- Litoral PR
- México
- Mundo
- Nihongo
- Notícias
- Notícias ES
- Outros idiomas
- Parcerias
- pesquisas e publicações
- Política
- Politics
- Projetos de lei
- Quote
- Radio
- Rádio Mudanças Climáticas
- Saúde
- tv sobre o fracking
- Video
- Vídeos
- World
- Xisto
- 日本語