Crianças visitam exposição Arte Alerta e pintam sentimentos

CORAÇÃO

Isabele desenhou um rosto em formato de coração. Maria Clara pintou um homem matando um elefante e Nicole árvores e o sol.  As crianças tem sete anos e pertencem  a uma escola particular do bairro Sítio Cercado, em Curitiba. Elas participaram de um projeto de ação educativa e arteterapia  realizado durante visita à exposição Arte Alerta, aberta durante a Virada Climática de Inverno, no MuMa.

ELEFANTE

No evento, organizado pela 350.org Brasil, movimento internacional que denuncia as mudanças climáticas, luta contra o Fracking e exige o desinvestimento em combustíveis fósseis,  as  crianças mostraram que a consciência ambiental  e o amor pela natureza  podem (e devem)  ser desenvolvidos desde cedo.

Na exposição elas puderam ver obras de 14 artistas que denunciam a  violência das ações que atingem o meio ambiente.  Em seguida, foram para a parte prática. Algumas nunca tinham pegado num pincel e saíram da atividade animadas para continuar pintando e falando de natureza.

urso  polar

Até o dia 14 de agosto, mais escolas podem agendar a visita à exposição no Museu de Arte Municipal (MuMa)  por meio do setor de Ação Educativa da Fundação Cultural de Curitiba  no telefone 41 33213275 ou pelo e-mail educativamuma@fcc.curitiba.pr.gov.br.

A exposição foi idealizada pela artista plástica Lesiane Lazzarotti Ogg e reúne telas produzidas pelo Grupo Baluarte, do Rio de Janeiro. “O objetivo é conscientizar sobre a importância da luta ambiental. Queremos fazer essa ligação com o público e mostrar que a arte pode fazer a diferença”, afirma Lesiane.

A artista – que já morou na África – começou pintando telas mais impressionistas, saltou para o abstrato e agora faz um abstrato figurativo, muitas vezes surrealista. Há quatro anos trabalha com arteterapia e participa de dez projetos sociais com crianças e adultos. A pintura de Lesiane é um grito de alerta  contra a agressão à natureza. A artista foca sua atenção nos animais em risco de extinção ou vítimas de maus tratos, com a intenção de que a imagem deles não se perca na memória.

FOTO AÇÃO EDUCATIVA

Exposição Arte Alerta
Data
: até 14/08
Horário: 10h às 19h (3ª feira a domingo)
Local: Museu Municipal de Arte (MuMa) – Portão Cultural
Endereço: República Argentina, 3432 – Curitiba
Agendamento de escolas: (41) 33213275

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Enquire here

Give us a call or fill in the form below and we'll contact you. We endeavor to answer all inquiries within 24 hours on business days.
[contact-form-7 id="5208"]