COP 21: Curitiba se une a movimento climático global para pedir fim dos combustíveis fósseis

A exemplo de cidades de todo o mundo, Curitiba realizou a primeira Bicicletada Climática Global para mandar um recado aos líderes mundiais reunidos em Paris: Vamos deixar os combustíveis fósseis no solo e investir em energias renováveis para conter as mudanças climáticas.

Foto: Paulo Lima
Foto: Paulo Lima

Organizada pela 350.org Brasil, Fundação Cooperlivre Arayara e COESUS – Coalizão Não Fracking Brasil, a bicicletada percorreu diversos bairros da capital num percurso total de 30 km de pedalada. O evento contou com o apoio da Prefeitura de Curitiba, através da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e de Juventude, Rádio Mundo Livre FM e Rede Massa. Além da bicicletada, também foi realizada em Curitiba a Marcha Global pelo Clima.

“Vamos deixar os combustíveis fósseis no solo e viabilizar uma transição onde os investimentos em energias limpas e renováveis passem a ser prioridade. O hidrocarboneto está com os seus dias contados”, afirmou Nicole Figueiredo de Oliveira, diretora da 350.org Brasil.

Entidade que denuncia as mudanças climáticas, a 350.org Brasil é parceira da COESUS na campanha contra o fraturamento hidráulico, chamado fracking, tecnologia minerária altamente poluente para exploração de gás de xisto.

Segundo o coordenador nacional da COESUS, Dr. Eng. Juliano Bueno de Araujo, “além de contaminar a água, ar e solo e provocar câncer, o fracking também intensifica as mudanças climáticas. O Brasil tem potencial para energias limpas e renováveis e não precisa correr o risco com essa tecnologia minerária nociva e danosa ao ambiente, à economia e à vida das pessoas e animais”.

Veja e compartilhe as fotos da Bicicletada Climática Global aqui e aqui.

Foto: Paulo Lima
Foto: Paulo Lima

 

Foto: Paulo Lima
Foto: Paulo Lima

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Enquire here

Give us a call or fill in the form below and we'll contact you. We endeavor to answer all inquiries within 24 hours on business days.
[contact-form-7 id="5208"]