Na véspera da Conferência para o Clima que começa em Paris no próximo dia 30 de Novembro, Curitiba se conecta com o mundo e realiza a sua primeira Bicicletada Climática Global organizada pela 350.org Brasil, Fundação Coopelivre Arayara e COESUS – Coalizão Não Fracking Brasil, com o apoio da Prefeitura de Curitiba. As inscrições já estão abertas.
No domingo, dia 29, a partir das 8 horas, os ciclistas se concentrarão na Praça Nossa Senhora da Salete, no Centro Cívico, e sairão para um percurso de 30 quilômetros até o Pinheirinho. Os primeiros 4 quilômetros fazem parte do Ciclo Lazer, percurso menor para iniciantes.
Conexão com as mudanças climáticas
O lançamento da Bicicletada Climática Global aconteceu na manhã desta quinta-feira, 19, com a presença de ciclistas, atletas, gestores públicos, integrantes do movimento climático e imprensa.
“Pela primeira vez estamos realizando em Curitiba uma ação que conecta mudanças climáticas ao esporte, bicicleta e vida sustentável. É um momento especial, pois somente conseguiremos juntos pressionar os lideres mundiais a desinvestir em combustíveis fósseis para diminuir as emissões”, afirmou Nicole Figueiredo de Oliveira, diretora da 350.org Brasil.
O coordenador da COESUS, Dr. Eng. Juliano Bueno de Araujo, enfatizou a importância do evento, uma vez que Curitiba é referência em ações e práticas sustentáveis. “A prefeitura é uma parceira fundamental para consolidar o movimento climático mundial”, completou.
O secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Aluízio Dutra Junior, esteve na sede das entidades e fez questão de salientar que ações combinadas trazem resultados positivos para uma sociedade que se organiza para convivência coletiva.
“A prefeitura de Curitiba está implantando uma série de medidas para promover a convivência pacífica entre os diferentes modais, especialmente a bicicleta, para termos um ambiente mais saudável e sem violência”, explicou. O secretário estava acompanhado do diretor da SMELJ, Fabiano Brusamolin, e da representante da Urbs, Eloisa de Carvalho.
Faça a sua inscrição
No dia 29 de Novembro, várias cidades do mundo promoverão eventos similares, todos com um único objetivo: Dizer aos governantes para mantenha os combustíveis fósseis no subsolo e financiem a transição justa para que até 2050 tenhamos 100% da produção de energia de fontes de renováveis.
Segundo o gerente de eventos da 350.org Brasil, Osvaldo Mishima, outro objetivo deste evento é estimular o uso da bicicleta nas atividades do dia a dia, seja para o trabalho, lazer ou mesmo para ações a curtas distâncias. Assim, estaremos fazendo a nossa parte para diminuir as emissões.
A inscrição será uma lata de leite em pó que será doada para o Instituto Pró-Cidadania de Curitiba (IPCC). Você pode se inscrever para participar até dia 27 de Novembro. Os primeiros 300 inscritos ganharão uma camiseta do evento e um squeeze.
Faça sua inscrição aqui.
Para outras fotos, acessar nosso álbum no Facebook da Campanha Não Fracking Brasil .
Categorias
- 07 de Abril
- 13º Leilão da ANP
- 19 de Abril
- 22 de Março
- 24 de Março
- Ação Civil Pública
- Argentina
- Artigos
- Brasil
- Brasil
- COESUS em ação
- Conama urgente
- COP 23
- COP-24
- COP-25
- Cop21
- Coronavirus
- Creative
- Datas importantes
- Dia do Índio
- Dia Mundial da Água
- Dia Mundial da Saúde
- Ecology
- English
- Español
- EUA
- Evangélicos
- Eventos
- Exxon Valdéz
- Fashion
- Fracking
- GDM
- GDM
- Indígenas
- Insights
- International Observatory
- Japanese
- Leiloes ANP
- liberte-se
- Litoral PR
- México
- Mundo
- Nihongo
- Notícias
- Notícias ES
- Outros idiomas
- Parcerias
- pesquisas e publicações
- Política
- Politics
- Projetos de lei
- Quote
- Radio
- Rádio Mudanças Climáticas
- Saúde
- tv sobre o fracking
- Video
- Vídeos
- World
- Xisto
- 日本語