Coalizão Não Fracking Brasil participa de evento internacional contra o fracking no País Basco, na Espanha
A Coesus – Coalizão Não Fracking Brasil e a 350.org/Brasil participam durante esta semana da ‘Frackanpada’, evento que reunirá no País Basco, na Espanha, pessoas de todo o mundo que lutam contra o fracking para a troca de experiências.
“Além da troca de conhecimento e estratégias de mobilização, será uma excelente oportunidade para mostrarmos aos governantes e empresas exploradoras de todo o mundo que fracking é uma ameaça às pessoas, à biodiversidade e à vida como conhecemos”, afirma o coordenador da Coesus, engenheiro Juliano Bueno de Araujo.
O fracking, ou fraturamento, é uma tecnologia desenvolvida para a extração do gás do xisto, através da perfuração profunda do solo para inserir uma tubulação por onde é injetada de 7 a 15 milhões de litros de água e mais de 600 solventes químicos.
Nos locais onde o fracking foi adotado, já há dezenas de estudos que comprovam a escassez e contaminação da água, infertilidade do solo e poluição do ar, bem com severos danos à Saúde dos moradores, dos funcionários das empresas exploradoras e de toda a biodiversidade no entorno dos poços, num raio de 800 quilômetros. Os impactos estão intensificando as mudanças climáticas, favorecendo seca, enchentes, tufões e até terremotos.
Assim como em diversas partes do mundo, no Brasil também cresce a oposição ao fracking. “Já conseguimos em 2014 vitórias importantes ao mobilizarmos mais de 100 mil pessoas contra o fracking em duas cidades do Paraná e ao suspender judicialmente os efeitos do leilão de blocos da 12ª rodada feita pelo governo brasileiro. Agora, vamos intensificar a campanha para impedir o leilão da 13ª rodada, previsto para 7 de outubro”, ressalta.
Evento
A ‘Frackanpada’ acontece no País Basco e está sendo organizada pelo movimento anti-fracking em Euskal Herria (Fracking EZ). Durante uma semana, milhares de oposicionistas ao fracking se reúnem em Subijana de Alava, uma pequena localidade do município de Vitoria-Gasteiz. O local escolhido tem uma forte importância simbólica, porque é onde a indústria pretende utilizar a técnica de fracking pela primeira vez na Euskal Herria. O evento tem o apoio dos habitantes da localidade, que permitiram acampar nas suas terras.
Além de ser um encontro entre as pessoas e organizações que lutam contra o fracking , também haverá discussões relacionadas com a defesa da terra, as mudanças climáticas e a construção de uma sociedade sustentável.
Mais informações no site do evento:
Categorias
- 07 de Abril
- 13º Leilão da ANP
- 19 de Abril
- 22 de Março
- 24 de Março
- Ação Civil Pública
- Argentina
- Artigos
- Brasil
- Brasil
- COESUS em ação
- Conama urgente
- COP 23
- COP-24
- COP-25
- Cop21
- Coronavirus
- Creative
- Datas importantes
- Dia do Índio
- Dia Mundial da Água
- Dia Mundial da Saúde
- Ecology
- English
- Español
- EUA
- Evangélicos
- Eventos
- Exxon Valdéz
- Fashion
- Fracking
- GDM
- GDM
- Indígenas
- Insights
- International Observatory
- Japanese
- Leiloes ANP
- liberte-se
- Litoral PR
- México
- Mundo
- Nihongo
- Notícias
- Notícias ES
- Outros idiomas
- Parcerias
- pesquisas e publicações
- Política
- Politics
- Projetos de lei
- Quote
- Radio
- Rádio Mudanças Climáticas
- Saúde
- tv sobre o fracking
- Video
- Vídeos
- World
- Xisto
- 日本語