
Nesta semana foi dado um passo importante para ampliar o alcance da campanha Não Fracking Brasil nos próximos meses e levar informação à população sobre os perigos e riscos do fraturamento hidráulico, tecnologia minerária utilizada para a exploração no subsolo de gás não convencional, o gás de xisto (shale gas).
Os coordenadores nacionais da COESUS – Coalizão Não Fracking Brasil e pela Sustentabilidade, Juliano Bueno de Araujo, e Nicole Figueiredo de Oliveira, diretora da 350.org Brasil e América Latina, se reuniram com representantes da Cáritas Brasileira para a construção de uma agenda de eventos para mobilização contra o fracking no país.
FRACKING utiliza milhões de litros de água, misturados à areia e um coquetel de mais de 600 produtos químicos, muitos deles cancerígenos e até radioativos, para fraturar a rocha de xisto e liberar o gás metano. Os resíduos do fracking contaminam as reservas de água da superfície e aquíferos, tornam o solo impróprio para a agricultura e pecuária, poluem o ar e causam câncer e outras doenças nas pessoas que vivem próximas aos poços.
Membros da Cáritas Paraná, Joseanair Hermes e Amauri Antonio Mosmamn fazem parte da rede nacional que está distribuída em 12 regionais. “Vemos no fracking uma ameaça real e urgente que precisa ser comunicada aos brasileiros. Nós da Cáritas vamos ajudar a impedir que isso aconteça no Brasil”, garantiu Amauri.
Respaldados pela Encíclica verde do Papa Francisco sobre o cuidado da casa comum, eles entendem que o fracking representa uma séria ameaça à natureza, aos homens e mulheres e todos os outros seves vivos.
De acordo com o coordenador da COESUS, Juliano Bueno de Araujo, “a articulação e apoio da Igreja Católica e seus movimentos internos são fundamentais para impedir que a nossa segurança hídrica e alimentar seja comprometida com o fracking, que acaba com a vida e o planeta”.
Rede solidária
A Cáritas é um organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e integra a Rede Cáritas Internacional, articulada numa rede solidária de mais de 15 mil agentes, a maioria voluntária, com ação por todo o país há mais de 60 anos.
A partir deste encontro, o objetivo é construir uma agenda de eventos para levar informação ao maior número de pessoas em todos os estados brasileiros e pressionar os governos municipais, estaduais e federal para que o Brasil fique longe do fracking. Com esta parceria, será possível multiplicar as ações, através da formação de agentes mobilizadores contra o fracking, e mostrar aos gestores e à indústria do hidrocarboneto que não queremos correr os riscos ambientais, econômicos e sociais que esta tecnologia provoca.
Para a diretora da 350.org Brasil, Nicole Figueiredo de Oliveira, “precisamos levar informação sobre o fracking, falar de mudanças climáticas, envolver a sociedade na luta contra os combustíveis fósseis e reivindicar investimentos em energias renováveis 100% limpas e seguras”.
Fotos: Silvia Calciolari/COESUS
Categorias
- 07 de Abril
- 13º Leilão da ANP
- 19 de Abril
- 22 de Março
- 24 de Março
- Ação Civil Pública
- Argentina
- Artigos
- Brasil
- Brasil
- COESUS em ação
- Conama urgente
- COP 23
- COP-24
- COP-25
- Cop21
- Coronavirus
- Creative
- Datas importantes
- Dia do Índio
- Dia Mundial da Água
- Dia Mundial da Saúde
- Ecology
- English
- Español
- EUA
- Evangélicos
- Eventos
- Exxon Valdéz
- Fashion
- Fracking
- GDM
- GDM
- Indígenas
- Insights
- International Observatory
- Japanese
- Leiloes ANP
- liberte-se
- Litoral PR
- México
- Mundo
- Nihongo
- Notícias
- Notícias ES
- Outros idiomas
- Parcerias
- pesquisas e publicações
- Política
- Politics
- Projetos de lei
- Quote
- Radio
- Rádio Mudanças Climáticas
- Saúde
- tv sobre o fracking
- Video
- Vídeos
- World
- Xisto
- 日本語
Porto Alegre, 02 de março de 2016.
Meu nome é Paulo Nührich, 64, ecologista, gostaria de receber boletins de vocês,
solicitando para tanto meu cadastramento.
Por favor, aonde posso conseguir o cartaz Não Fracking Brasil?
Muito Obrigado,
Paulo Nührich
Olá Paulo, tudo bem?
Obrigado pelo apoio e pelo seu engajamento na campanha Não Fracking Brasil.
Para receber nosso boletim, cadastre-se aqui .
Sobre o cartaz, baixe aqui a arte, e fique à vontade para imprimir a quantidade que quiser. Aproveite e nos mande fotos do seu ativismo para divulgarmos em nossas redes.
Um abraço,
Equipe Não Tracking Brasil