Cofundador da 350.org recebe intimação do Congresso e diz em carta aberta que não vai se intimidar

Marc Silver-The Filmmaker Fund
Marc Silver-The Filmmaker Fund

O site Não Fracking Brasil reproduz a carta aberta do cofundador da 350.org, Jamie Henn, na qual ele faz um alerta sobre as intimações que ativistas ambientais estão recebendo por denunciar as reuniões privadas da empresa multinacional de petróleo e gás Exxon com os representantes do Congresso e o lobby dos combustíveis fósseis. Jamie pede que você assine a carta aberta para mostrar que não haverá intimidação. Segue o texto:

 

Amigos,

O Congresso está defendendo a Exxon — e vindo atrás de nós. Ontem, o republicano do Texas Lamar Smith e o Comitê de Ciência, Espaço e Tecnologia anunciaram que estão tomando extraordinariamente a atitude de emitir intimações contra nós, os advogados gerais de Nova York e Massachusetts, e sete outras ONGs, por causa de nossos esforços em responsabilizar a Exxon.

Esta é a primeira vez que aqueles que negam os problemas climáticos no Congresso tomaram ações legais contra nós.

É importante mostrar a eles que nós não nos intimidaremos. Você pode incluir seu nome nesta carta aberta?

Não é nenhum segredo que existe uma profunda corrupção ocorrendo no Congresso, porém há algo errado com este cenário: Nossos representantes eleitos têm toda a informação que precisam para iniciar investigações sobre as décadas de fraudes climáticas da Exxon. Ao invés disso, eles estão investigando a nós.

Mais descaradamente do que nunca, estes membros do Congresso estão escolhendo defender a indústria dos fósseis ao invés dos cidadãos. Enquanto eles dobram seus contra-ataques desesperados para tentar nos distrair, nós devemos dobrar nossos esforços para responsabilizar a Exxon. A pressão do povo está tendo efeito – e agora cabe a nós aumentá-la.

Clique aqui para dizer a Lamar Smith e ao Comitê do Congresso: Defender a Exxon ao invés das pessoas é errado, e não iremos concordar com isso. Nós iremos resistir.

Este Comitê está ostensivamente dedicado à ciência e eles dizem estar defendendo a liberdade de expressão, mas na verdade estão atacando ambas. Seu maior interesse é defender as empresas de combustíveis fósseis no auge da crise climática. Esta investigação fraudulenta mostra exatamente por que nós precisamos chegar ao fundo das mentiras e fraudes da Exxon. Até que possamos quebrar o domínio que estas empresas têm sobre nosso processo político, nós não veremos a tomada de ações em favor do clima que nós precisamos tanto.

Nós sabemos o que está realmente por trás das investigações: dinheiro. Os 13 membros do Congresso que assinaram a primeira carta tem recebido coletivamente mais de $70,000 em contribuições da Exxon e centenas de milhares mais de outras empresas de combustíveis fósseis, apenas na ultima década¹.

Nosso objetivo é claro: responsabilizar a Exxon pelo que pode ser um dos maiores crimes corporativos da história. Nós nos oferecemos a nos encontrar com o Comitê para explicar por que queremos a verdade por trás de todas as mentiras da Exxon. De fato, nós apreciaríamos a oportunidade de perguntar a eles sobre de que forma eles estariam conspirando junta a Exxon ou seus grupos de frente nesta investigação. Mas nós nos recusamos a violar nossos direitos da Primeira Emenda entregando a eles todos nossos emails e documentos — fazer isso iria por em prática um precedente perigoso e empoderar esses demagogos a continuar com suas tentativas de nos perseguir e intimidar. Nós não deixaremos que isso aconteça.

Eles lutam contra nós com dinheiro, mas nós revidamos com o poder do povo. Eles estão tentando nos silenciar, mas nós iremos continuar aumentando nossas vozes.

#ExxonSabia (#ExxonKnew) — e nós não deixaremos que ninguém esqueça. Adicione seu nome à nossa mensagem ao Comitê aqui.

Obrigado pelo apoio,

Jamie

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Enquire here

Give us a call or fill in the form below and we'll contact you. We endeavor to answer all inquiries within 24 hours on business days.
[contact-form-7 id="5208"]