Alunos do ensino fundamental conversam sobre fracking na Praça de Bolso em Curitiba, capital do Paraná

80 alunos de 9 a 11 anos do Colégio Medianeira de Curitiba participaram de uma atividade na Praça de Bolso organizada pela Bicicletaria Cultural e o Coletivo do Ciclo Iguaçu, representado por Luiz Claudio Patrício.

A representante da Coesus – Coalizão Não Fracking Brasil – e da 350.org Brasil, Bernadete Brandão, participou da roda de conversa com os alunos e falou dos perigos do faturamento hidráulico, o fracking, tecnologia altamente poluidora usada para a exploração do gás do folhelho pirobetuminoso de xisto. Fracking tem contribuído para intensificar as mudanças climáticas, além de contaminar a água, o ar e o solo, causando ainda graves doenças nas pessoas.

Captura de Tela 2015-08-13 às 17.45.38

“As crianças ficaram muito interessadas, fizeram muitas perguntas e o fracking deve ser tema de outras atividades em sala de aula”, afirmou Bernadete. Segundo ela, a adesão à campanha contra o fracking cresce a cada dia. Na Praça de Bolso, todos os que ali estavam, ao saberem dos perigos do fracking, aderiram ao movimento, a exemplo de Carlão Kashpack, jornalista e usuário da oficina da Bicicletaria Cultural.

Sob a orientação da professora Graziella Weiss, o grupo discutiu também a importância da bicicleta como meio de transporte, e não apenas lazer, e a sua importância para a saúde.

A bicicleta também é uma importante aliada no combate às mudanças climáticas, pois contribui para diminuir as emissões de CO², causador do efeito estufa.

Informação

A ação da Coalizão Não Fracking Brasil faz parte de um amplo cronograma de eventos no Paraná, visando promover o debate sobre o fracking no Estado, que tem mais de 150 cidades que podem ser afetadas pelo faturamento hidráulico.

Em 7 de Outubro, a Agência Nacional de Petróleo e Gás Natural (ANP) realiza a 13ª Rodada do leilão de 266 poços para exploração comercial do gás de xisto através de fracking.

Para mostrar ao governo brasileiro que o Brasil não quer e não precisa de fracking, no dia 04 de Outubro, um domingo antes do leilão da ANP, haverá uma ação internacional de solidariedade contra o fracking no Brasil.

Todos podem participar, promovendo uma ação em sua cidade, protestando contra a decisão do governo brasileiro.

Captura de Tela 2015-08-06 às 14.25.17

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Enquire here

Give us a call or fill in the form below and we'll contact you. We endeavor to answer all inquiries within 24 hours on business days.
[contact-form-7 id="5208"]